segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bruxas

As bruxas são normalmente representadas por mulheres que praticam a bruxaria, uma tradição muito antiga exercida desde o Antigo Egito e por várias religiões do mundo.
bruxas-5_xl.jpeg
Popularmente, as bruxas são representadas como mulheres feias, velhas, com nariz e queixo salientes, e que se trajam sempre de negro. São também comumente associadas à mulheres dotadas de poderes sobrenaturais usados para o mal.
O imaginário sobre as bruxas carrega uma série de elementos simbólicos associados à suas representações, como a vassoura, o chapéu pontiagudo, gatos pretos, sapos, caldeirões, varinha mágica, entre outros. 
Elas participam do imaginário popular, principalmente do ocidente, como figuras dos submundos, que se conectam com os maus espíritos e fazem poções poderosas, simbolizando assim, o poder do mal, a força, a magia.
Por outro lado, importante notar que antes da Idade Média, momento no qual foram perseguidas e queimadas na fogueira, durante os séculos XV e XVII consideradas hereges e associadas ao diabo, pela Igreja Cristã, as bruxas representavam a sabedoria e o conhecimento, sendo portanto, anteriormente as pessoas iluminadas e conectadas com a natureza.

Objetos e Animais das Bruxas

Muitos objetos e animais estão associados aos rituais de magia e feitiçaria promovidos pelas bruxas, além de suas vestimentas, na maioria dos casos, apresentarem cores negras.

Vassoura

bruxas-3_xl.jpeg
As vassouras utilizadas pelas bruxas para voarem, representam a fertilidade associadas ao seu aspecto fálico; enquanto que como objeto, varre as energias negativas, simbolizando o nascimento, o renascimento, a sabedoria, ao mesmo tempo que simbolizam a morte e a ressurreição.

Varinha e Caldeirão

bruxas-2_xl.jpeg
A varinha representa o poder da bruxa ao lançar seus feitiços e normalmente são feitas de madeira, na medida em que esse material é um bom condutor de energia. Assim, a varinha mágica canaliza as energias para que no momento do feitiço, sua força se propague na intenção do ritual.
O caldeirão é um objeto muito simbólico nos rituais de bruxaria, visto que nele são misturados os elementos necessários para a propagação do feitiço. Símbolo central e agregador, representa o cosmos, a união dos quatro elementos da natureza (fogo, terra, ar, água) e, ademais, sua forma oval e profunda, pressupõe um útero, local donde surge a vida, simbolizando, dessa maneira, a fertilidade e o renascimento.

Livro de Feitiços

Essencial para o desenvolvimento das magias, o livro de feitiços simboliza o poder, uma vez que contém os segredos e as palavras mágicas proferidas para que a magia se efetive.

Gato

bruxas-1_xl.jpeg
Animal companheiro das bruxas, na Idade Média os gatos pretos, que simbolizam a noite e o mau agouro, foram também perseguidos e queimados na fogueira, pois segundo a Igreja Cristã representavam o mal e estavam associados ao diabo.

Sapo

bruxas-4_xl.jpeg
Animal comum para as bruxas, os sapos são muitas vezes utilizados nas magias; simbolizam a morte e a escuridão na medida em que estão associados ao submundo.

Wicca

Na linguagem Celta, a palavra “bruxa” (wicca) está associada à natureza, todavia, também pode estar relacionada com o ocultismo e a magia. Praticada até os dias de hoje a Wicca é uma religião neopagã (politeísta) com práticas de rituais de magia, pautada nas forças da natureza e inspirado nas tradições celtas; seus seguidores são chamados de bruxos ou Wiccanos.dicionariodesimbolos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário