sexta-feira, 12 de junho de 2015

Gato preto x dia das bruxas

gato preto
O último dia do mês de outubro não é uma data qualquer. Apesar de a maioria das pessoas aproveitar essa ocasião para se divertir, comparecendo a muitas festas à fantasia, alguns grupos levam a celebração a sério, acreditam nas superstições que a cercam e podem até chegar a prejudicar um bichinho que não tem nada a ver com tudo isso: o gato preto. Nessa conjuntura, os bichanos com essa cor de pelo acabam sofrendo pelo medo sem fundamento de quem acredita no mito que diz que eles têm alguma relação com o mal. Mas qual é a relação desse animal com essa data? Como fazer para evitar que os bichinhos sofram sem motivo? Vamos entender melhor essa história agora mesmo:
ORIGEM DO DIA DAS BRUXAS
A celebração do Halloween tem várias origens: enquanto para o cristianismo a data celebrava o fim de um dia religioso, para a cultura celta essa era uma data em que se celebrava o dia dos mortos. Há registros, ainda, de que a Grã-Bretanha e a Gália celebravam o fim do verão também nessa data, com a tradicional troca de doces que ocorre no Halloween de hoje em dia. Com a influência de cada um desses povos e dessas diferentes culturas, a data virou o que é atualmente, uma tradicional festa em que se celebra os mortos, as bruxas e entidades afins. Não existe nenhum registro de exigência de sacrifício ou de mutilação de animais para se selar a celebração da data. Ou seja, o que se ouve por aí não passa de lenda. E o pior é que são muitas as invenções sobre essa relação. Vamos conhecer algumas e desmistificá-las?
GATO PRETO = BRUXA
Na idade média, durante os anos de inquisição e perseguição das mulheres tidas como bruxas, os gatos pretos eram considerados a forma animal dessas pessoas, muito temidas pela sociedade. Por esse motivo, os bichanos de coloração preta eram frequentemente vítimas de maus tratos ou mesmo de sacrifícios, como uma maneira de extinguir a presença do mal dessas mulheres. Graças a essa lenda, os gatos pretos ainda são associados a má sorte ou mau agouro.
GATO PRETO = SINAL DE SORTE
Para a sorte desses bichanos, alguns místicos relacionam a sua presença como um sinal de sorte. Algumas culturas dizem que a presença de um gato preto na casa pode trazer muito dinheiro, já que o animal é relacionado com a capacidade de autoconfiança, independência, liberdade e harmonia com o universo. Por esses grupos os gatinhos são bem tratados, já que se supõe que acariciá-los pode trazer sorte e fortuna.
CUIDADO COM O SEU GATINHO PRETO
Apesar de ser relacionado à sorte por algumas culturas, é mais comum encontrar gatos pretos sofrendo torturas e fazendo parte de rituais maldosos do que sendo bem tratados. Se você é dono de um bichano dessa coloração, seu cuidado deve ser redobrado, especialmente nessa época do Halloween. Tente evitar que ele saia sozinho em períodos noturnos ou que fique muito tempo longe de casa, para que não seja capturado por alguém com más intenções. Afinal, prevenir é melhor que remediar, não é mesmo?
ATENÇÃO AOS MAUS TRATOS
Se você desconfia de alguma ação ou se viu algo suspeito, o responsável pode ser denunciado ao Ministério Público ou em delegacias de todo o país, de acordo com aLei Federal 9605/98 que trata de crimes ambientais. A pena para o infrator pode variar de 3 meses a um ano. Faça sua parte, denuncie!
PREFERÊNCIA PELA ADOÇÃO DE GATOS PRETOS
Outra maneira de ajudar a proteger esses bichanos é dar preferência a eles em uma fila de adoção. Se você pretende adotar um gatinho, que tal escolher um de pelugem preta? Por causa da lenda que relaciona esses bichanos ao azar, eles são sempre deixados de lado em ONGs ou casas de adoção. Por esse motivo, pense em oferecer seu amor e carinho a esses felinos.
AJUDA A ONGS
As ONGs de proteção animal são as maiores responsáveis por direcionar cuidados a esses animais nessa época do ano, fazendo campanhas e aumentando o índice de denúncias por maus tratos. Se você já gosta de colaborar com essas organizações, que tal se filiar a uma? Se você não tem disponibilidade para oferecer seu trabalho, fazer uma doação também é uma ajuda sempre bem-vinda!
Agora que você entende melhor a relação entre os gatos pretos e o dia das bruxas, o que pretende fazer para ajudar a proteger esses animaizinhos? Já testemunhou algum ato de crueldade relacionado a essas superstições e distorções culturais? Comente aqui e conte como foi! Compartilhe suas histórias e experiências com a gente!gateiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário